sexta-feira, 26 de abril de 2013

Gazeta do Interior, um grande orgulho

Todos reunidos e eu ali 















Um momento especial ter recebido ontem durante as aulas de Jornalismo Comunitário com a turma do 2º ano de jornalismo da Unilago o trio Diogo de Maman, Jonas Garcia Luciano e Luiz Aranha, responsável pelo jornal Gazeta do Interior, que cobre 12 pequenas cidades da região de Rio Preto. 

Jornalismo comunitário puro, vontade e força de trabalho, espírito empreendedor e coragem para dedicar as vidas e os poucos recursos a arte da comunicação. Poderia falar mais, mas outra aluna, Joseane Teixeira, esta do 3º ano de Jornalismo e na disciplina Jornal Laboratório da mesma instituição, fez um material bem bacana sobre os meninos. Conheçam a história na narração de Joseane Teixeira então! 


"Eles abrem caminhos"


Projeto idealizado no primeiro ano da faculdade, jornal Gazeta do Interior vira realidade e se consolida como jornalismo regional. 

Por Joseane Teixeira 
Joseane Teixeira, 3º ano como estudante e texto de gente grande


Determinação, persistência e uma boa dose de ousadia. Segundo Luiz Aranha, Jonas Garcia e Diogo de Maman,sócios e fundadores do jornal Gazeta do Interior, estes foram os ingredientes fundamentais para tornar um sonho realidade.Estudantes do primeiro ano de jornalismo no ano de 2008, ainda no início do ano letivoMaman teve uma ideia empreendedora e que mudaria para sempre a vida do trio: criar um jornal diferenciado, que fosse realmente voltado para as cidades do interior. Reconheceu nesta ideia um nicho de mercado a ser explorado e aproveitou-se da feliz coincidência de cada um dos amigos morar em uma cidade do interior: Aranha em Potirendaba, Garcia em Tabapuã e Maman em Uchoa. A partir de então ficaram estabelecidas três frentes de trabalho. 

A ideia foi sendo amadurecida ao longo dos quatro anos de faculdade e todo conhecimento adquirido era adaptado ao novo projeto. O primeiro passo foi a criação do blog “O melhor do trio” com cerca de 500 acessos/mês e o mesmo objetivo do jornal. Em passos firmes, eles sabiam que o jornal Gazeta do Interior não ganharia corpo da noite para o dia. Trataram de adquirir aprendizagem prática por meio das oportunidades de estágio, as quais deram ao trio o conhecimento necessário de mercado, além de uma importante rede de relacionamentos, fundamentais a qualquer tipo de negócio. Quando chegaram ao quarto e último ano de faculdade, não foi surpresa para ninguém o tema que seria abordado por eles no Trabalho de Conclusão de Curso: a elaboração do projeto que fundamentaria o Gazeta. Sim, eles usaram o temido TCC como alavanca para o sucesso. Através dele, o trio conciliou um trabalho obrigatório do curso com a oportunidade de pesquisar o mercado e encontrar meios de tornar o jornal Gazeta um negócio concreto. 

E 2012 foi o ano de mostrar a todos que um sonho bem administrado pode torna-se realidade. Já no primeiro mês do ano foi impresso o exemplar número um do Gazeta do Interior. Através de patrocínios de empresas e estabelecimentos comerciais da região o jornal circulou pelas doze cidades às quais abrange e vem ganhando desde então novos assinantes e anunciantes à medida que adquire popularidade. 

Hoje são impressos 3 mil exemplares/mês a um custo de 1 real por publicação. Antenados sobre a importância da Internet e das redes sociais como importante suporte ao jornal, o site Gazeta do Interior, sempre atualizado com as últimas notícias da região conta com aproximadamente 1mil acessos/dia. A página do jornal no facebook já foi curtida por quase 4 mil pessoas. 

“Começamos como amadores. Mesmo trabalhando firme com pesquisas de mercado e observando atentamente nossos principais concorrentes, apanhamos bastante no início. Fomos criticados e desacreditados. Mas aprendemos com nossos erros e nos aperfeiçoamos. Hoje somos observados por nossos concorrentes, que acessam diariamente o site do Gazeta, ou a página no Facebook para se interarem sobre o que acontece nas cidades do interior. Aos poucos estamos conquistando o respeito dos meios”, relata Aranha. 

E o que começou apenas como uma boa ideia de faculdade tornou-se um projeto audacioso com expectativa de alçar grandes voos. Circulando em doze pequenas cidades, até então carentes de identificação, o jornal Gazeta do Interior é a prova concreta de que um jornalismo comunitário pode tornar-se popular a ponto de tornar-se patrocinadora de eventos como o carnaval de rua de Potirendaba, o Carna Poti, que recebe anualmente milhares de foliões de toda a região para a festa. 

Com apenas um ano de vida, o jornal idealizado pelo trio de amigos ainda no primeiro ano da faculdade já conta com dois parceiros, responsáveis pela coluna de moda e de esporte, 200 assinantes e disputa por espaço de publicidade.“Nossa prioridade é o respeito à verdade e à qualidade de impressão. Estamos crescendo a cada dia, conscientes de que temos de dar um passo de cada vez. E não devemos parar por aí. Continuamos sonhando alto e nosso próximo passo é contratar um representante comercial”, revela Diogo sobre os próximos passos do Gazeta. 

Perguntados sobre o segredo do sucesso,Maman revela: acreditar sempre e ir à luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...